terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

ROSEMARY LOPES PEREIRA E O SONHO

ROSEMARY LOPES PEREIRA E O SONHO


Maria Thereza Cavalheiro
(Especial para CASA AZUL DA LITERATURA)



        O RADAR  foi um sonho que se interrompeu. E isso aconteceu em Dezembro de 2009, quando ROSEMARY LOPES PEREIRA adoeceu. E ela era a alma do jornal, a luz que se irradiava por suas páginas, a presença em tudo que era publicado - até nos anúncios, com dizeres bem elaborados. Rose ficou doente e a todos entristeceu. Sua voz enérgica, vibrante , calorosa, tornou-se tênue, abatida pelas circunstâncias. Rosemary sempre foi a imagem do idealismo, da coragem, da garra, da luta empreendida a cada número de O RADAR; sem ajuda oficial, sem verba nenhuma de político algum.


         Rosemary Lopes Pereira sempre foi a batalhadora por um mundo melhor através da palavra, da mensagem positiva, do amor ao próximo, à coletividade da bonita cidade de Apucarana, no Estado do Paraná. Uma urbe engalanada de cerejeiras, a oferecer suas róseas flores aos passantes. E Rose sempre a ofertar o brilho de sua criatividade, o bom jornalismo, o texto edificante, as enternecedoras crônicas; sempre pronta a elogiar tudo de louvável que acontecia na cidade e também a apontar o que podia ser melhorado.
        O RADAR foi fundado em 6 de Setembro de 1970 por Fernando Pereira, o esposo afetuoso que partiu cedo para o mundo das estrelas, e continuado por Rosemary. O filho do casal, Luiz Fernando, fez-se homem e colaborador do mensário; formou-se em Direito e História, apresentou brilhante tese de Mestrado, partiu para o Doutorado; é professor de História Social.
        Rosemary, em sua página "Literatura, Poesia e Comunicação", deu abrigo à nossa coluna "Trovas", que por mais de trinta anos teve lugar cativo em O RADAR, com enfoques de poetas e trovas de autores de todo o Brasil e também de Portugal. 'Trovas" agora prossegue no BALI, de Itaocara - RJ, com o apoio de seu editor, o Acadêmico Kleber Leite.
        A trova está pesarosa, com a ausência de sua benfeitora. Nós todos estamos pesarosos. Peçamos a Deus pela recuperação dessa criatura tão singular, que é Rosemary Lopes Pereira! Disse ela em uma de suas crônicas: " Não há honrarias, placa de prata ou discursos, que superem o apoio dos sonhos". E foi, talvez, pelos seus sonhos, que ela adoeceu. Mas as sementes que Rose plantou estarão sempre florescendo e tornando-se em frutos, para alimentar os sonhadores de todos os caminhos que ela percorreu com sua pena mágica. Que ela volte em breve a nos encantar com suas crônicas cheias de ternura e humanismo!




Créditos das fotos:
Rosemary Lopes Pereira - Cyana Barros
Cerejeiras de Apucarana - http://www.maucar.com.br/Apucarana.htm
Direitos Reservados

11 comentários:

  1. Que lindo Maria Thereza! Mamãe está se recuperando, lentamente! O jornal continua, e deve sair mais um em maio...se puder enviar suas preciosas colaborações, agradecemos! Beijo com carinho,
    Luis Fernando

    ResponderExcluir
  2. DONA ROSE
    PASSEI POR APUCARANA Á ESTUDO, MAS NÃO PUDE DEIXAR DE APRECIAR A SUA GRANDE OBRA 'O JORNAL O RADAR', COM MUITA ENFASE NO AMOR E DIGNIDADE E NA CULTURA QUE ENRRIQUECE O SER HUMANO, E É EM NOME DESSE AMOR QUE TENHO A CERTEZA DE SUA RECUPERAÇÃO. POIS O MUNDO PRECISA DE PESSOAS COMO VOCÊ.

    BEIJOS
    MARIA APARECIDA DE ALMEIDA MAZIERO (MOREI COM A SIMONE EM 1995)

    ResponderExcluir
  3. Prezada Rosemary:
    Meus votos em pensamentos positivos de saúde plena. V. avisou que faria um tratamento de saúde, mas ausência de notícias e do Jornal, me preocuparam, mas saiba que lhe serei sempre grato pela carinhosa acolhida de minhas fotos e poesias nas páginas do seu jornal. Só tenho a lhe oferecer pensamentos de afeto. Deus abençoe seus caminhos de recuperação.
    Milton Ximenes Lima-RJ

    ResponderExcluir
  4. Rosemary é um Anjo Azul que tive a felicidade de conhecer através de missivas, tem um amor que expande de sua alma de maneira a ter o cuidado de dividi-lo com todos, sem se preocupar com o exterior de cada um...
    Que nosso Amado Jesus continue a protegê-la e e ampará-la, recompondo lhe o corpo e o espírito amoroso...

    Benildo - Taubaté SP

    ResponderExcluir
  5. Conheci a Sra. Rosemary na Rádio Central do Paraná no seu programa Baú antigo e o Fernando Pereira também na Central mas o reencontrei na TV Esplanada quando mantinha meu programa Noite de Seresta.Escrevi a Historia do Rádio AM de Ponta Grossa onde o casal esta inserido com depoimento.Ambos fazem parte da historia de ouro do Rádio princesino e louvo a Deus pela melhora dessa romantica criatura chamada Rosemary Lopes Pereira.

    ResponderExcluir
  6. Rosemary
    Minha professora de humanidade, acredito que pessoas como Rose são plantadas em nossas vidas e como as flores vão se doando para que nosso jardim dos sonhos seja sempre mais belo e possível.
    Carinho pela Rose e por todos os seus discípulos.
    Renato

    ResponderExcluir
  7. Escrevi um artigo sobre Maria Thereza Cavalheiro, onde citei a informação de que "O Radar" deixou de circular. Gostaria de saber sobre restabelecimento da Rosemary e se o jornal voltou. Grato.
    Pedro Ornellas
    Artigo no site:

    http://www.falandodetrova.com.br/site/mariatherezaeeu

    ResponderExcluir
  8. Meu caro Pedro Ornellas,
    O Radar voltou a circular, e a nossa querida Rosemary está muito doente. Todos estamos torcendo por ela, e muitos amigos orando, pois representa as corers das cerejeiras, e as flores de Apucarana, com todo o esplendor, em nossos corações.
    Maria Thereza Cavalheiro é outra amiga preciosa,uma flor, a grande dama da trova.
    Obrigado pelo comentário, e um abraço forte,
    Marciano Vasques

    ResponderExcluir
  9. Alguém pode me dar uma notícia atualizada da minha amiga Rosemary ???????????????

    Benildo - Taubaté/SP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estive com ela recentemente, estava só! sua cuidadora arrumava a casa, os outros haviam viajado! mesmo com o olhar distante, me esboçou um sorriso! Comoveu-me profundamente! Aqueles que tiveram a oportunidade de partilhar seu amor, veêm nesse calvário algo de sagrado! Que saudade da doçura de sua voz....

      Excluir
  10. A Rose faz muita falta na minha vida.Sempre me recebia no Radar com um sorriso, um abraço, um café das três, um consolo, um batom, uma prece. Partilhei com ela anos maravilhosos da minha vida. Aprendi e vivi muito.Foi minha mãe, amiga, filha,irmã e flor. Visitei-a em Curitiba algumas vezes. É um Anjo. Hoje nos falamos apenas com o coração. Sofro muito sua ausência.

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog