domingo, 16 de maio de 2010

NAMORAR SOLICITA APERFEIÇOAMENTO

Marciano Vasques
  


NAMORAR 

SOLICITA
APERFEIÇOAMENTO
 
 
 
Quem canta o amor também parte. O nome da canção era “I Can’t Stop Loving You”. Eu estava no baile, sem namorada. A voz do cantor do Soul invadia o salão.
Naqueles dias uma namorada era uma preciosidade. Ir à luta, vencer a timidez, deixar-se embalar pelas canções românticas das vozes que moravam no rádio e em noites frias de inverno flutuavam nos alto - falantes das quermesses e dos parques de rodas gigantes. E tudo no tempo girou.
Mas nenhum tempo consegue ser tão cruel ou severo a ponto de impedir o florescimento dos namoros. A natureza inteira se acasala no planeta e o ser humano segue em busca do seu par.
O romantismo é criação cultural recente, mas não sairá de moda. Será conseqüentemente aperfeiçoado com o tempo, para que o amor possa ser filtrado e purificado e libertado de sentimentos dominadores.
Jovens namorados e namorados amadurecidos são pessoas que encontraram a felicidade na parceria do outro.
Assim como tudo na vida tende ao aperfeiçoamento, o namoro, um dos itens do romantismo, há de fazê-lo. Será preciso que muitos enamorados sofram com a complexidade humana e se entrelacem nos labirintos desgastantes de ciúmes e sentimentos mesquinhos e percam o tempo precioso da vida com desconfiança e cobranças sobre o outro. Namorar evidentemente solicita aperfeiçoamento interior.
É tempo de namorar como era no embalo da voz de Ray Charles, e sei que muita gente vaga na multidão esperando que a distração do outro promova encontros casuais. Namorar! Eis o grande lance.
O dia dos namorados pode ser comparado ao dia das mães e a qualquer outra data comemorativa: datas altamente comerciais. Algumas não: como o dia do professor. O comércio não encontrou a fórmula para incentivar alunos a presentear o professor. Mas o capitalismo é majestoso na especialidade de alterar horizontes éticos e transformar ideais de consciência em propósitos que atendam a sua necessidade de sobrevivência.
Namoros eternos como o do pato que fez aniversário dia 9 de junho e outros tantos dos quadrinhos, namoros da literatura universal como Romeu e Julieta, namoros bonitos e exemplares como o de Mozart com a sua companheira, e tantos patrimônios do coração da história humana estão a disposição dos que se aventuram a descortinar os rumos dos relacionamentos entre o homem e a mulher.
O que muita gente não percebeu ainda é que essa divisão da vida amorosa de um casal em fases (namoro, noivado, casamento...) é meramente ilusório. O namoro reivindica para si o seu reinado em todas as fases. Ou seja, o casal pode envelhecer namorando. Aliás, se continuar namorando vida afora não envelhecerá, entendendo-se aqui como envelhecimento a perda da capacidade de encantar-se com a eterna novidade do mundo.
Quem é justo consigo mesmo não descarta o namoro em sua vida, e luta pela lapidação desse acontecimento. No mais, coração guardado dentro de uma caixa de bombons e um sorriso articulando as gentilezas sinceras.

3 comentários:

  1. "O romantismo é criação cultural recente, mas não sairá de moda. Será conseqüentemente aperfeiçoado com o tempo, para que o amor possa ser filtrado e purificado e libertado de sentimentos dominadores."
    Fico me perguntando se ele se aperfeiçoará mesmo, se cada vez mais o mundo se endrecerá, entendo quando vc fala da necessidade de procriação, mas será que no futuro ainda vai existir mesmo esse friozinho na barriga, ou esse " namorado e namorada?" Nossa... que horror, isso está soando frustração, né?
    Pode ser, mas é que hoje não tô acreditando em milagres. Espero( desejo, torço, rezo) para que vc esteja certo, de verdade... Afff, ia dos namorados tá chegando :(

    bjos
    Gostei muito do blog
    boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Que reflexão deliciosa, e sábia!
    http://compromissocomoacaso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. BUENOS DIAS MARCIANO:

    ME HA ENCANTADO TU ESCRITO.

    SABES YO EL AMOR, CUANDO ERA JOVENCITA, LO CONTEMPLABA DESDE EL JARDINCILLO DE MI CASA, CUANDO VEIA A UNA PAREJA DE VECINOS ANCIANITOS. LOS DOS LIMPIANDO LAS JUDIAS VERDES PARA LA CENA Y DE TANTO EN TANTO PARABAN LA TAREA PARA COGERSE DE LAS MANOS Y MIRARSE CON LOS OJOS LLENOS DE TERNURA.

    ¡ESTO SI QUE ERA AMOR!

    UN ABRAZO, Montserrat

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog