domingo, 12 de setembro de 2010

ROSPO E A OBEDIÊNCIA

- Rospo, você precisa obedecer ao seu coração.
- O que é obedecer?
- É...Alguém mandar e você cumprir. Na obediência total, você perde o direito ao pensamento. Uns desobedecem e outros obedecem. Quem aprendeu a obedecer costuma se dar bem, mas perdeu a sua própria alma...Pois nasceu para obedecer...
- Fale mais, Sapabela...
- Tem Sapa obedecendo ao marido, jovem obedecendo ao namorado, irmã obedecendo ao irmão...
- Estou percebendo que sempre o Poder masculino prevalece...Mas quero saber mais sobre obedecer...
- O Sapo que obedece pode se dar bem...Estamos cheios de sapos que obedeceram e se deram bem e de sapos que desobedeceram e se deram mal, pagaram caro por isso. E você, vai obedecer?
- Sapabela, pelo que entendi, você deixa de ter autonomia e passa a viver em função do outro, ou seja, depende da vontade do outro, você se torna obediente, como um cãozinho, um animal que foi domesticado, é assim?
- De certa forma sim. Quando você obedece, sua alma perde o sentido, pois você aceita ser guiado, você se torna aquele que obedeceu...
- Sapabela, mas eu sou livre!, tenho um cérebro, um coração, uma mente, uma alma. Sou independente de pensamento. Se eu começar a obedecer morrerei. Para mim, pelo que me explicou, obedecer é morrer. E eu quero viver, pois tenho muito amor para dar, muita amizade, e muita coisa boa e bela para construir. E aprendi que para construir coisas belas, primeiro preciso construir a mim mesmo a cada dia, a cada manhã...Renasço diariamente, Sapabela...
- Eu sei, Rospo...Se você fosse obediente,  nem seria o Rospo...
- Quem inventou a obediência, Sapabela?
- É coisa muito antiga. Desde que os sapos existem, existe o poder e uns querem exercê-lo sobre outros, para isso precisam da submissão e da obediência do outro. Se você é submisso e obediente, você será feliz, porque seu olhar se encurtará e você não precisará de distâncias... Milhões de ideais morreram para que a obediência pudesse triunfar...
- Mas tem algo que me intrigou, Sapabela. Você pediu para que eu obedecesse ao meu coração.
- Exatamente.
- Mas eu sou o meu coração! Sou o meu coração por inteiro, o meu coração está em mim, de forma integral. Sou o coração. Não há separação entre o Rospo e o coração. Entendeu?
- É um grave e maravilhoso problema anatômico: um coração que ocupa todo o ser.
- Não sou o único, Sapabela...
- Sendo assim, você poderá obedecer ao seu coração, pois ele é todo você...
- Isso eu já faço, não é? Sigo em frente, tentando acertar e no caminho vou espalhando a poesia e o amor...O amor entre os Sapos, e o respeito de cada um por todas as criaturas...E tentando transmitir uma luz aos obedientes...
- Rospo...
- O que foi, Sapabela?
- Obrigado! Foi tão bom conversar com um coração.  Vamos tomar um sorvete?
- Isso é um convite?
- É uma ordem.
- Obedeço imediatamente.


HISTÓRIAS DO ROSPO 2010 - 226
Marciano Vasques

13 comentários:

  1. Muito legal! Bom domingo! Meu carinho, ROsana

    ResponderExcluir
  2. Olá Marciano, adorei a sua desobediência e outras histórias. Bom te descobrir.

    Um abraço e parabéns pelo trabalho.

    Malu

    ResponderExcluir
  3. Olá!!

    Vi que esta seguindo meu Blog, agradeço muito pois ainda estou iniciando.

    Queria saber se posso fazer uma parceria com seu blog, como autor. Estou tentando reunir autores nacionais!

    Desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  4. Ola
    Vim conhecer seu blog (esse é o primeiro) e adorei essa história.
    "Milhões de ideais morreram para que a obediência pudesse triunfar."
    Isso é forte não?
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Uau! Eu simplesmente amei essa história! A obediência só é válida quando obedecemos de coração, e não por obrigação.
    Gostei mto daqui, voltarei mais vezes.
    Conheça meu blog também.
    Exelente semana pra você!

    ResponderExcluir
  6. Uau! Eu simplesmente amei essa história! A obediência só é válida quando obedecemos de coração, e não por obrigação.
    Gostei mto daqui, voltarei mais vezes.

    ResponderExcluir
  7. Delícia de "história"...fidelidade só ao nosso próprio coração!!!

    Custei muito a aprender isto mas hoje não é à toa que "grito".

    Parabéns pelo belo conto!

    Um beijo!

    Sonia Regina.

    ResponderExcluir
  8. Rosana,
    Obrigado!
    Que bom vê-la por aqui!
    Um abraço,
    Marciano Vasques

    ResponderExcluir
  9. Malu,
    Estou acompanhando o seu belo Absinto.
    E fico muito feliz pela sua presença aqui. Obrigado,
    E Parabéns a você também.
    Marciano Vasques

    ResponderExcluir
  10. Taty,
    Veja que pus o seu Taty Ebooks acima da Pombinha da Paz. É só clicar sobre. Gostou?
    Abraços,
    Marciano Vasques

    ResponderExcluir
  11. Bem forte mesmo, Macá.
    E aqui fico muito feliz quando encontro pessoas sensíveis como você.
    Um abração,
    Marciano Vasques

    ResponderExcluir
  12. Júlia,
    Seja Bem-vinda!
    Não só conheci o seu blog como estou acompanhando, pois me tornei seguidor e irei também comentar suas postagens.
    Obrigado, e um bom final de domingo.
    Marciano Vasques

    ResponderExcluir
  13. Sônia Regina, Que alegria!
    Rospo e Sapabela estão delirando de felizes com a sua leitura.
    Seu "Grito" é importante nesse espaço no qual formamos uma roda que envolve o planeta.
    Um beijo,
    Marciano Vasques

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog