sexta-feira, 1 de outubro de 2010

CRIANÇA



CRIANÇA NO CORAÇÃO DE OUTUBRO


Outubro se agiganta. É um mês querido. Um de seus dias é especial, e sabemos o motivo.
Elas estão aí: as crianças. Sabemos que o mundo será melhor quando o adulto olhar para a vida com os olhos de criança. Um menino, essa estrutura maravilhosa, rompe mundos e atravessa oceanos e universos com a sua imaginação.
A criança está na cantiga. Se essa rua fosse minha, eu decretava que a prioridade seria a roda de crianças. Já viu crianças brincando ao final do entardecer? Vultos relâmpagos correndo contra a luz do ocaso, dizendo que vale a pena ser levada da breca quando se tem o coração puro...
Precisamos de muito esforço, tenacidade e persistência, para educar os adultos e assim melhorar o mundo. Fala-se tanto em educar as crianças. Sim, para elas devemos transmitir o conhecimento acumulado da humanidade. Mas os adultos sim, precisam de educação. Se fôssemos listar aqui o quanto os adultos precisam melhorar para atingirem a excelência da criança, a lista seria bem longa.
Mas a consciência mundial avança. Sua evolução em espiral não tem retorno, e embora saibamos o quanto a criança é prejudicada pelo adulto, sabemos também que a cada dia cresce a multidão de pessoas com os olhos voltados para a proteção infantil.
Criança fui, numa época diferente. Fui feliz, e muito. Corria solto e livre pelo eucaliptal da vila, rodava numa ciranda de mãos protetoras numa rua larga de gansos e jardins escapando das cercas, ouvia a voz do peixeiro, do vendedor de quebra-queixo, do carvoeiro, e depois, corria desembestado para acompanhar as aventuras do Juvêncio, na Rádio Piratininga. E os gibis? Os fieis companheiros, ao lado do pião de madeira, do trem de latas de óleo que subia a serra e atravessava charcos; os gibis: uma flecha ligeira, um "Espírito que Anda", a me ensinar que "o filho substitui o pai", um Mandrake ensinando-me que a vida é mágica.
Criança do coração, que jamais abandonei.
É incrível que às vezes, quando estou muito cansado, adormeço com a ajuda daquele menino que zarpava verdes, saltava valetas e atravessava bambuzais...
É ele que me vem em companhia quando a vida está mais áspera do que devia, é ele, que ao lado de outras crianças, que hoje por aqui já não correm entre verdes alvoradas e tardes lilases, mas encontram-se diante da parafernália dos eletrônicos ou diante do computador, vivendo horas virtuais, sem saber que um dia outras crianças tantas brincadeiras brincaram que o mundo até podia ser como queria o marinheiro que cruzava os mares com sua família, e quando estava em perigo comia espinafre.
Se para as crianças um dia de outubro é dia de doces, festas, presentes e alegria, para o adulto deveria ser um dia de reflexão.

MARCIANO VASQUES


Um comentário:

  1. OH MARCIANO. SI SER COMO NIÑOS.

    ESTE POST ME ENCANTA.

    SABES DOS DE MIS HIJOS NACIERON EN EL MES DE OCTUBRE.
    VOY SIGUIENDO EL BLOG CAFE DE OUTUBRO.

    UN ABRAZO, Montserrat

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog