terça-feira, 12 de outubro de 2010

O VALE TUDO

- Muitos sapos a favor da vida na campanha eleitoral aqui do brejo...
- Dizem que no amor e na Política vale tudo, e na guerra também.
- Levarei em consideração o amor e a Política. A guerra nem deveria existir, e para mim é sempre descabida e sem sentido.
- Dizem, Rospo,  que, às vezes, para garantir a paz é preciso a guerra. E para a liberdade, também.
- Para a liberdade chamo de luta. Guerra lembra ataque, massacre...
- Mas a luta pela liberdade em vários povos é uma guerra.
- Minha guerreira Sapabela. Luta dos povos pela liberdade nem de longe me lembra a covardia e a insensatez de uma guerra. O sentido da luta descaracteriza a guerra, por si brutal e insensata.
- Quando os povos reagem à invasão de seu território e tomam armas para lutar pelos direitos anfíbios , isso não é uma guerra?
- Ora, a luta pelos direitos à vida e à liberdade não pode carregar em si o bordão "Vale Tudo!" Isso se aplica à guerra, que lembra extermínio e crime contra todos os batráquios... Na verdade, um crime contra o planeta e a vida.
- E na Política? Vale tudo?
- Infelizmente é outro desvio ético...
- E no amor?

- O amor busca para si essa validação do consenso: "Nele vale tudo". Isso pode descambar para situações nos quais o puro egoísmo prevaleça...
- Rospo, levando em conta a minha política de amizade, vamos a um sorvete?
- Eu estaria declarando uma guerra interna se não aceitasse.

HISTÓRIAS DO ROSPO 2010 - 279
Marciano Vasques


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog