domingo, 5 de dezembro de 2010

DESLIGAR OS SAPINHOS

—  Sapabela, ontem você falou que não mata os bichinhos! Comente sobre isso.
— Rospo, adoro conversar sobre isso. Sim, não mato formigas, nem joaninhas, tampouco tatuzinho-bolinha...
—  De onde vem isso, Sapabela?
— Passei a infância brincando com eles. Foram os meus companheiros de infância, os meus brinquedos, pois não tínhamos brinquedos... Então, brincava com tatuzinho, com gafanhoto, com grilo, com louva-a-deus, com joaninha, com pirilampo...
—  Eu também, Sapabela.
—  Depois cresci, mas eles não têm culpa de eu ter me tornado adulta...
—  Compreendo...
—  Não suporto traição, e não podemos trair aos nossos companheiros, se eles um dia tanta felicidade nos trouxeram...
—  Hoje tem uma indústria de brinquedos...
—  Muitos são descartáveis. São brinquedos para o desejo, não para a realização. O Sapinho quer, e  quer cada vez mais, porém quando tem, quase nem liga, brinca um pouco e logo deixa de lado...
— Qual é a saída, Sapabela?
— Ora, Rospo, talvez a criança esteja precisando de um desligamento...
— Desligamento? E como faremos isso?
—  É fácil e simples, mas precisa coragem, pois estará indo contra o espírito da época...
— Sei...
—  Poderá ser como os grãos de areia que vêm com as ondas e batem no rochedo, que não se abala...
—  Fale sobre esse desligamento...
—  Desligar o computador, desligar o videogame, desligar a televisão, desligar o...
—  Compreendo, e deixar a criança solta...
—  Isso! A correr pelas ruas, pelos verdes, pelos ventos... O sapinho precisa descobrir os bichinhos... E tem mais...
— Tem?
— Sim, cada um de nós precisamos nos reinventar sempre. Essa é  a mágica, esse é o segredo, e quando você desligar o sapinho mesmo que por apenas uma hora, estará reinventado a vida, e com ela, você...

HISTÓRIAS DO ROSPO 2010 - 360

Marciano Vasques

Leia também em CIANO

2 comentários:

  1. Caso eu desligue o mundo, e nele cause um blackout, embaixo do meu travesseiro, dorme comigo um livrinho, a capa é da cor do sol,traz por dentro a lembrança da infância, bichinhos brincam comigo, há versos e rimas modestas, jardins de cores intensas, céu, areia e terra, traz o cheiro das folhas, o perfume das flores, a brisa do mar e o poder de sonhar...

    " Uma dúzia e meia de bichinhos " ( O livro )
    Marciano Vasques ( O poeta que desliga )

    beijo poeta!

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog