quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

TAQUARA- PÓCA



TAQUARA - PÓCA



Além do "Sítio", temos também uma fazenda. Taquara - Póca. Seu criador, o escritor Francisco Marins, nascido no primeiro quarto do século XX, já traduzido para uma quinzena de idiomas.
Seu livro, "Clarão na Serra" já é um clássico. O autor passou a infância na roça, no campo, nas plantações de café e foi nessa infância que ele buscou a inspiração para a sua literatura, rica de termos e expressões regionais, que nos mostram uma parte da riqueza folclórica vocabular da oralidade de nosso povo.
Um divulgador da vida rural, criou em Botucatu, sua terra natal, o clubinho Taquara-Póca. A criançada e a juventude, precisam ter contato com esse fecundo escritor. Um dos valores contemporâneos do Brasil.
Tem dezenas de livros para a juventude. Eis alguns de seus títulos de obras infanto juvenis
Nas Terras do Rei Café (série Taquara-Póca); Os Segredos de Taquara-Póca (série Taquara-Póca); O Coleira Preta (série Taquara-Póca); Gafanhotos em Taquara-Póca (série Taquara-Póca); Viagem ao Mundo Desconhecido; A Aldeia Sagrada (série Vagalume); O Mistério dos Morros Dourados (série Vagalume); A Montanha das Duas Cabeças (série Vagalume)
Foi na série Vagalume, da Editora Ática, que eu o conheci, quando era professor Orientador de Sala de Leitura, numa escola da Cidade Tiradentes.
Ambientando no então vilarejo de Botucatu, Clarão na Serra mostra a saga dos tropeiros, que penetravam nas matas, e se depararam com as trilhas já abertas pelos indígenas. Os viajantes cantadores, desbravadores da segunda metade do século XIX, são os protagonistas desse belo romance, requinte do regionalismo do Brasil. Ler Francisco Marins é viajar, desbravar, ao lado dos pioneiros da povoação do Brasil pelos seus interiores.
Aventuras na fazenda de Taquara - Póca é o recanto da nossa literatura, a nos mostrar um Brasil rico e com seus personagens lendários.
Curupira e as crianças, um nuvem de gafanhoto ameaçando o sítio. Francisco Marins escreveu muito, uma literatura fecunda e rica. Seus livros fazem parte do acervo da memória do Brasil, com seus animais, suas árvores, seus verdes e suas trilhas.
O premiado autor está em verbetes internacionais, e numa badalada coleção europeia chamada Delphin, que reúne os clássicos de literatura juvenil de todo o mundo.
Grande incentivador da juventude para que ela conheça os sertões, Francisco Marins merece ter seu nome triunfado nos arcos da literatura do Brasil.

MARCIANO VASQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog