quinta-feira, 3 de março de 2011

O CRONISTA DE VARGINHA

Com atraso informo que morreu um apaixonado pela literatura. Durante cerca de 40 anos escreveu a coluna “Diversos Caminhos” no jornal CORREIO DO SUL, em Varginha, Minas Gerais.
Terá alguém divulgado com tanto amor os poetas? Zanoto não fazia distinção entre poetas consagrados ou principiantes. Um poeta inédito, uma poetisa que enviava um poema rabiscado numa folha de caderno... Para ele, não havia diferença. Ele conhecia os diversos caminhos do coração.

Fui até Varginha num dia chuvoso de Janeiro só para abraçá-lo. Ele chamou de Viagem Maluca, e riu muito, e nos abraçamos e eu retornei para São Paulo, naquela mesma noite de chuva forte. Retornei feliz.
Abracei o Zanoto! Só essa alegria explodia em meu coração.
Jamais esquecerei dos recados que ele me mandava em sua página... Que teimosia, Zanoto! Uma coluna diária durante quarenta anos, só para divulgar os poetas e a poesia!
Contarei algo aqui: Ainda tenho todos os jornais por ele remetido: pastas e pastas... Um belo arquivo, que um dia será digitalizado, claro...
Estamos no Brasil, mas seu nome não está em desamparo, pois vive no aconchego de nossos corações.
Em sua homenagem, a primeira frase de CASA AZUL DA LITERATURA estará no alto, no canto esquerdo.


Adeus!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog