domingo, 3 de abril de 2011

NÃO É SÓ VERSEJANDO QUE A ALMA VICEJA

NÃO É SÓ VERSEJANDO

QUE A ALMA VICEJA



Versejar, pois é domingo! Eis o grito de paz do meu coração. Mas, acontece um detalhe: sou poeta, dizem, e amo a literatura, essa irmã da filosofia. Porém, esse porém é inevitável: estou no mundo, e veja, se tiver alguém que acredita que a literatura está fora do mundo, enganou-se.
Veja só: não precisa entrar numa igreja, e tampouco num partido. Mas essas coisas se discutem, a religião e a política, pois são invenções humana. E essas coisas estão além e acima de quaisquer entidades, quaisquer grupos.
E cá entre nós, neste início de século XXI, não podemos ficar fora das discussões, pois permanecer fora significa travar o processo de emancipação da alma.
Temos que nos melhorar, nos aperfeiçoar, nos lapidar. Sermos generosos e receptivos ao inevitável processo de crescimento e desenvolvimento do ser. Para isso, não precisamos adentrar num templo nem nos filiar a uma agremiação partidária. Porém, não podemos sacrificar o intelecto.
Sendo assim, foi com intensa alegria que recebi a notícia de que a Polícia Federal concluiu as investigações sobre o Mensalão; encerra o processo confirmando que o Mensalão existiu, e, pior, o dinheiro desviado para o Mensalão no governo Lula, foi dinheiro público. Senhoras e Senhores: Dinheiro Público!
Recentemente, os filhos do Deputado Jair Bolsonaro, afirmaram o seguinte: O que o pai deles disse em nada difere do que pensa a maioria. Os dois filhos do deputado, que seguem a carreira do pai, e são ardorosos defensores da Ditadura Militar, pois, segundo um deles, "Na Ditadura Militar havia respeito, etc", estarão errados ao dizer que o pai deles simplesmente expressou aquilo que a maioria do povo pensa?
Margarida Pressburger, do Subcomitê de tortura da ONU, afirmou que o nosso povo é homofóbico e racista. Disse em entrevista à imprensa que Somos sim uma nação racista, etc... Sua declaração estaria de acordo com o que dizem os filhos do deputado?
É preciso assistir ao filme "A Queda" mais de uma vez, para que se possa entender o que o filme diz. Foi assim com Buena Vista Social Clube. Cinema é isso, é como um livro, não pode ser visto apenas uma vez, salvo se for pura diversão.
Provar que o povo do Brasil é racista não é tão difícil, e provar que há um preconceito contra os homossexuais, isso também é visível. O que se tornou urgente é a percepção de que a consciência está evoluindo, se aperfeiçoando. Cada vez mais pessoas estão dedicando a vida ao aperfeiçoamento das instituições e da legislação.
Ainda se espancam crianças? Sim. Ainda tem homem espancando mulheres. Sim, e assassinando também. Ainda tem gente jogando lixos nas calçadas e praças? Sim, principalmente aqui, no meu cantinho do sudeste. Ainda tem gente abandonando ninhadas de gatinhos e cães? Sim, a covardia não é extirpada de uma sociedade assim por um passe de mágica. É necessário investimento durante anos e anos.
O Metrô de São Paulo é considerado o mais limpo do mundo... Mas foram anos e anos de investimento, martelando diariamente na cabeça do passageiro. Creio que daqui a quarenta anos poderemos até embarcar de forma civilizada no horário de pique.
Ora, uma personalidade pública não pode se manifestar de forma equivocada, de forma tão estupidamente inadequada, mesmo que o seu pensamento possa refletir o que pensa a maioria. Não pode se manifestar assim justamente pelo fato de que foi eleito, e cada político tem que ser um educador.
Está errado o senso comum que prega ou acredita que educador é só aquele profissional que atua na Sala de aula. Todos nós somos educadores.
Disseram, numa crônica, que a gente se acostuma... Não precisamos nos acostumar com tudo, não precisamos nos acostumar com policia estúpida, com ídolo da música pop brasileira fazendo propaganda de cerveja, e todos, sem exceção, somos educadores. Até, e principalmente o político, que é um homem público, o político, que é uma figura pública, (não cabe mais o termo homem público, visto o aumento, ainda tímido, de mulheres exercendo cargos públicos)...Sendo assim, da mesma forma que não poderia ter sido aceito que um partido que se dizia diferente fizesse "o que todos fazem" como disseram muitos, da mesma forma que a sociedade não deveria ter relegado ao escanteio o escândalo no governo anterior, pois cidadania é justamente isso, cobrar e exercer o direito de voto.
Entendam aqui esse meu conceito: o direito de voto não se refere apenas ao momento da urna, não é apenas aquele momento. O direito de voto se refere a um período que dura quatro anos, e como isso se consolida? Na sentinela, na cobrança, na fiscalização...
Se muitos sacrificaram o intelecto por cargos, a linda população do Brasil não deveria ter esmorecido por nada... Pois a ética, a integridade, são valores fundamentais, pedras de fundamento mesmo na vida, no bem viver, na alma, no espírito de liberdade. Como seria bom se todos pudessem erguer os olhos e olhar fundo nos olhos de uma criança, sem precisar se envergonhar.
Pois é, senhoras e senhores: o espetáculo continua. O deputado Tiririca dizia em sua campanha que não sabia o que um deputado faz, e agora me aparece visitando parentes no Ceará e pagando o hotel luxuoso com dinheiro público. Que ligeireza no aprendizado!
Mas isso é a ponta de um iceberg, pois vejo agora a notícia de que o Mensalão de fato existiu, e o dinheiro usado para abastecer o próprio, foi dinheiro público...
Que horror, gente!

MARCIANO VASQUES

2 comentários:

  1. Quantos homens como você seriam necessários para se transformar uma sociedade?
    Quantas estórias da sapa Bela e de Rospo precisarão ser contadas pra transformar o consciente coletivo de nossa cultura!
    Quando pensamentos como os seus, sobre valores, ética moral terão que ser escritos em blogs, para que nossa sociedade compreenda os significado dessas palavras?
    Quando o vi entre meus seguidores, me senti muitíssimo elogiada, mas agora, tenho plena certeza de que sou.Suas palavras vêem de encontro com tudo aquilo que penso, mas escritas de um modo muito melhor!!! Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Uau!
    Jéssica,
    Você é grande, e me deixou emocionado.
    Vamos em frente, e nos preservando...
    O importante é que cada um de nós, eu, você, e outros, não perca o rumo da dignidade...
    Um abraço, um beijo em seu coração.
    Marciano Vasques

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog