sábado, 23 de abril de 2011

UM CERTO COELHO ENTRE NÓS

 UM CERTO COELHO ENTRE NÓS
Muitos personagens povoam as mentes infantis. Geralmente derivados das Histórias em Quadrinhos e popularizados pela televisão nas sessões vespertinas. Uma boa parte não acrescenta nada para a criança. Só perseguições, pancadaria, espertezas, safadezas, bobagens e coisas sem sentido e muitas vezes sem lógica. É pássaro levado que está sempre brigando e levando a melhor, é gato perseguindo rato. Enfim. E tem coelho que também nada diz.
Mas como é Páscoa, resolvi falar de um coelho especial. Visto que no espaço lúdico da criança o coelho triunfou, por causa de sua fertilidade, e se tornou um símbolo da Páscoa, para glória e alegria do comércio de chocolate.
E, bem disse a Clarice, toda criança deveria pelo menos uma vez na vida ter um coelho. Eu conheci, tu conheceste, um em nossa infância. E não dá para falar dele sem falar da sua dona, ou seja, da sua criadora. Um encanto de vida. Algumas vidas realmente me encantam, Espinosa, e ela, Beatrix Potter, a criadora de Peter Rabbit. Genial, uma doçura. E viveu numa época difícil para a mulher. Com certeza podemos vasculhar e pesquisar um dia inteiro na busca de encontrar uma época que tenha sido fácil para a mulher, mas ela nasceu no século XIX e viveu uma parte do Século XX, morreu em 1943.
Época em que mulher não podia trabalhar, e menos ainda ser autora de Literatura Infantil. Ser independente? Nem pensar! Mas ela foi, pois o seu espírito era independente, talvez por ter convivido em toda a sua vida com os animaizinhos, entre os quais, os coelhos, e ter sido uma grande e incansável observadora e, um detalhe, atenciosas com os pequenos seres que vivem ao redor da infância. Ela era diferente e destoava de sua época. Amava os animais e até conversava com eles. Por isso seus personagens doces e sensíveis conquistaram o coração da criança de todos os lugares. Pois se não sabem, a criança é universal, pertence a todos os lugares. Escritores que perceberam isso, escreveram obras inesquecíveis.
Peter Rabbit. De vez em quando nós o vemos em sacolas. Mas ele foi o personagem travesso e encantador da obra mais famosa de Beatrix Potter.
Numa época preconceituosa contra a mulher, a autora e ilustradora procurou setenta editoras para tentar publicar o seu primeiro livro. Todas recusaram, pois era difícil naqueles dias para um principiante, um autor desconhecido publicar um livro. As editoras recusavam, e em se tratando de mulher...
Mas em 1902 seu coelho Peter foi publicado. A septuagésima editora aprovou. Viram como vale a pena ser persistente?
Começou a ganhar dinheiro com a venda de seus livros e se tornou próspera, pois bem dizem, coelho dá sorte, por isso que uma certa ignorância prevaleceu durante muito tempo por aí, de se cortar a pata do coelho e, talismã! Vamos, é Páscoa..., vamos só falar de coisas amenas.
Contrariando o espírito dominante da época, ela não queria se casar, mas uma mulher era feita para casar, e era inaceitável para a família uma componente do feminino ganhando dinheiro com seus próprios livros. Que barra! A inglesa Beatrix sofreu, mas jamais desistiu de seu ideal. E emocionou os corações dos pequenos com seu extraordinário coelho.
Dizem que J.K. Rowling deu o sobrenome do seu bruxo porque ela adorava a autora de Peter Rabbit, mas por enquanto é só boato.
Não só os seus coelhos, mas todos os seus personagens animais têm vida, e bota vida, menino!, e têm muita alma.
Se por um lado ela chocou a sociedade e depois a encantou com seu coelho, nada mais justo que agora na Páscoa, ela seja lembrada. E viva Peter Rabbit!
Quer uma vida de beleza? De luta e determinação? Siga essa mulher, a maior escritora de literatura infantil do mundo e de todos os tempos, e abrace o seu coelho. Afinal, é Páscoa.


MARCIANO VASQUES

2 comentários:

  1. Nossa Marciano! não conhecia esta escritora, adorei saber, agora vou procurar seus livros pois já deu para perceber que gosto de literatura infanti,não? Esses desenhos dos coelhos, acho que já vi. Eu tive um coelho quando criança chamado Rodrigo, ele era super inteligente.Adorei, adorei...Obrigada sempre
    luz
    ana

    ResponderExcluir
  2. querido, uma linda e feliz pascoa pra vc, beijos terê.

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog