terça-feira, 26 de julho de 2011

CAMADAS NO CENTRO DA VIDA

—Rospo, precisa entrar em sintonia... com a vida.
—Deve  estar  brincando, Sapabela.
—Estou. Sou brincante, sou brincadeira, adoro brincos. Sempre estarei brincando...
—E hoje está mesmo, e linda. Adorei os seus brincos. Essa cor esmeralda é esmero da alma.
—Obrigado, caro amigo.
—Não usa anel?
—O meu "era de vidro e se quebrou"...
—Sua alma, seu coração, cantiga-se por aí. Num instante estou enlaçado pelos seus olhos regados de poesia. E gostei muito do seu brinco, é mesmo uma autêntica brincante. Mas, sabe o que eu menos gosto no inverno?
—Sapos desabrigados?
—Sapabela, essa é a minha sintonia com o mundo, com a vida. O que me comove em mim é que estou em permanente fusão com a atenção que as injustiças clamam. Mas o que me incomoda muito no inverno é outra coisa, que está num outro plano, entendeu? Somos compartimentos, camadas, e, já sabe, o sapo que se alvoroça na força catalisadora da arte, mas fecha os olhos ou o coração para as injustiças e as dores do mundo, esse sapo já se dissolveu na memória essencial. Bem, somos camadas, você entendeu isso, não é?
—Claro, Rospo! E  só não entendo o porquê de tanto discurso. O que você está querendo dizer, afinal? O que mais o incomoda, nessa sua outra camada?
—O excesso de roupas das sapas por causa do frio.
—Eu sabia!
—Vai deixar mofando aqueles vestidinhos?
—Está frio, Rospo! Mas, como eu dizia lá acima, você precisa viver em sintonia, em harmonia...
—Ora, Sapabela, paraísos me incomodam, a vida não é um celibato, nasci para velejar nos temporais, relampejar no surf, surfar nas tormentas, nas ondas que se atiram contra os rochedos e causam espumas... Nasci para correr ao vento, num avental de aventuras sem fim. Quero viver intensamente, e sei que isso requer um equilíbrio de baile, de valsa e de rock...
—Entendi, a sua harmonia é estar no centro da vida.
—Exato. Que a vida seja ela mesma, e que meu barco siga no azul,  mas um azul apto para os vendavais, os ciclones, os rodamoinhos, as ondas e as espumas. A vida é um encanto, em toda a sua plenitude, se fosse só paz e quietude, se fosse só sossego, que coisa mais sem graça seria.
—Que lindo, Rospo. A partir de hoje darei valor a todas as minhas camadas.
—Como se já não fizesse isso.
—Tchau, preciso ir.
—Já?! Então, deixe-me dizer. Que linda brincante está, com esse brinco de brilhar, de esmeraldar a vida, só falta o vestidinho, mas vamos dar uma chance para o inverno e perdoar essa injustiça.
—Rospo, não me faça rir. Ou melhor, faça.


HISTÓRIA DO ROSPO —2011
HISTÓRIA Nº 645
Marciano Vasques

6 comentários:

  1. Ah que trecho encantador, este!
    Somos camadas, sim, uns mais que outros, alguns até formando carapaças ...
    Que bela imagem a que usas :))

    ResponderExcluir
  2. "Sua harmonia e estar no centro da vida"
    O Rospo brinca, brilha, esmeralda a vida com os vestidinhos da Sapabela
    Luz
    Ana

    ResponderExcluir
  3. Olá, meu querido amigo!

    Vim ver e ler suas atualizações (que são rápidas feito relâmpago..rs) e deixo-lhe imcumbido de fazer esses grandes favores para mim:

    - Para Amy, um adeus, cheinho de amor, pois essa menina, na minha opinião, não morreu de overdose nenhuma - o que realmente ceifou sua vida foi aquela infindável ANGÚSTIA que a ACOMPANHOU e CONSUMIU,dia a pós dia! De olhar fotos dela chorando, eu me derramava em comiseração por aquele ser humano pelo qual ninguém pôde fazer absolutamente nada!! Pena. Me dói.

    - Para o casal XXI- Rospo e Sapabela- gracinhas de personagens... amo o frescor e a inteligência sutil inerente a elas, meu beijinho nas bochechas de cada uma...

    - Para você, Marciano, meu muito obrigada por proporcionar tanta riqueza em cultura nas minhas visitas por aqui. E um 'boa sorte pra valer' lá em São Bernardo do Campo! Sei que esse dia vai ser ótimo...(estou um pouco distante, geograficamente, e é uma pena não poder comparecer, mas como já disse, estarei torcendo!)

    - Estou levando a sua linda Oração aos Educadores...e assim como a diretora da creche, tenho um excelente uso para ela...!

    Tchau, Ciano.
    Viu como gosto de você, seus escritos, seu blog?...
    Um enorme e fraterno abraço!
    Sempre muito gratificante vir aqui.

    ResponderExcluir
  4. Querida amiga Graça!
    Seu adeus já está com Amy, linda flor que se foi.
    Anjos também morrem na estrada.
    Sapabela já deu pulos de alegria com seus beijos, e o Rospo, então...
    Eu sei que estará presente, mas um dia, em outros lançamentos, nos encontraremos para o abraço ao vivo.
    Estou curioso sobre o seu uso da minha ORAÇÃO AOS EDUCADORES. Curioso mesmo, mas, vindo de você, só poderá ser coisa muito boa.
    Obrigado! E eu, você sabe, gosto de você desde que chegou.
    Um beijo, um abraço, de seu amigo Marciano Vasques

    ResponderExcluir
  5. Devemos dar valor a todas as camadas, sempre com dignidade e de olhos abertos para o mundo que nos rodeia, até porque somos o somatório de todas elas. É nas atitudes diárias que o todo se define.

    Sempre bom passar aqui...

    um abraço
    oa.s

    ResponderExcluir
  6. Brinca, brinca Sapabela y tu Rospo hazla reir.

    Criaturas inocentes de las charcas, vosotros no conocéis la maldad, vosotros no hacéis daño a nadie. Vosotros sóis música en la naturaleza con vuestro croar.
    Besos de Montserrat croac, croac, croac.

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog