quinta-feira, 15 de setembro de 2011

CORONÉIS E SUAS MULHERES

CORONÉIS E SUAS MULHERES
Recentemente, conversando com uma atendente de uma biblioteca do Shopping Penha, disse-me ela que seu namorado a proibiu de ter o Facebook.
Preciso repetir. Seu namorado a proibiu de ter o Facebook.
Palmas para o idiota.
Também hoje tomo conhecimento de que a minha amiga saiu do Face, por ter seu marido, um machista terrível, proibido. Ele a proibiu de ter um Facebook, de estar numa rede, e ela acatou. As mulheres acatam.
Não sei bem como é ser mulher nesse requisito de obedecer ao homem. Ela é bancária, trabalha, tem até a sua independência financeira, mas o seu homem, o seu macho, pois isso não é companheiro, é apenas macho, da pior espécie, naturalmente... É difícil compreender como é possível que em pleno século XXI, um marido, um homem, possa proibir a sua mulher de ter um Facebook. E que ela abaixe a cabeça e aceite.
Naturalmente que isso é uma aberração caseira, é um domínio que só revela algo: insegurança. Na verdade, poderão dizer: Homem xarope é o que mais tem no mundo. Correto, mas que esse machismo é falta de segurança, isso é, e assim se arrasta pelos séculos e séculos amém.
Um homem proibiu a sua mulher de ter um Facebook. Um namorado, preparando para ser esse tipo de marido, também proibiu a sua moça de ter um. Tal imbecilidade deveria ser manchete na capa do Estadão, da Folha e de outros jornais do Brasil.
O que significa isso? Eu a conheço, conheço o Facebook dela, da minha amiga casada, é tão como tantos e tantos. Não há maldade ali, só vontade de se comunicar e angariar amigos, expandir o seu próprio universo, mas vem ele, o ceifador, vem ele, o poderoso, vem ele, o jurássico , o imbecil, o frágil, vem ele e assim boicota, amputa o inalienável direito da sua companheira, que é o direito à liberdade, à independência., intelectual. Eu não conseguiria, se mulher fosse, eu não conseguiria deitar ao lado de um homem que me proibisse de algo assim tão bonito, que é ter um Facebook. Aliás, que me proibisse de qualquer coisa. Creio deve ter coronéis em todos os lugares.
Tudo bem, que o coronel continue existindo. A internet não extirpou a ignorância, não varreu da convivência humana a arrogância, a superstição ..., o Facebook não modificou substancialmente algumas pessoas, isso em nível geral.
Tanto vale para o sujeito que solicita a sua amizade, mas ele não quer nada disso. Ele é um poeta, e vai compartilhar os poemas dele no seu Facebook. Ele não está nem aí com você, porque você não é nada, é apenas mais um ponto onde ele poderá divulgar os seus poemas. Teria tantos outros exemplos para comprovar que o Facebook não mudou certas pessoas, mas não vale a pena eu me desgastar com isso.
O que me entristeceu de fato hoje é justamente isso: uma moça, e agora, uma mulher, uma colega e amiga, teve que sair do seu Facebook, por causa dos seus homens.
No caso das duas, são independentes financeiramente. Esse é o primeiro passo para a verdadeira liberdade. Então se são assim violentadas, pois isso é uma violência de primeiro grau, alguém proibir alguém de ter um Facebook, se são, pois, violentadas, por que não deixam esses homens? Será que não sabem que o que mais tem no mundo são homens que poderiam ser companheiros para valer, companheiros de confiança, de amizade, de amor.
É o amor, elas são apaixonadas, diriam. Pois bem. Que amor é esse?
Até hoje não me esqueci da moça que sempre ia visitar o namorado que estava preso, e fazia isso por amor, um grande amor. Ele? Ele estuprara, violentara uma menininha, uma menor. Bem, mas a moça o ama, Então, viva o amor.
E assim é com a minha colega e amiga. Ela ama o seu dono, o dono da sua consciência, da sua liberdade. O seu senhor.
Não há doçura num engenho.



MARCIANO VASQUES

3 comentários:

  1. Meu querido amigo, chega a ser comovente seu texto, sou mulher e já vi e ouvi muita coisa parecida e bem pior que essa. e vja só, de amigas com nível superior e bem empregadas,então vemos que a raiz do problema é bem mais profunda, um machismo ancestral que usa o "AMOR"(forma superior que nda exlui) para escravizar e exlorar. tem que haver uma educação desde de criança, tanto para os meninos como pra as meninas, uma mudança no nnível de consciência da sociedade, mas acho que está ficando bem pior, basta ouvi o tipo de música que se toca nas baladas ou festas de pessoas de classe média que tem acesso a informação e cultura.
    Também não entendo como uma mulher diz amar uma ser que tira sua liberdade de pensamento e ação, isso é uma das piores coisas que se pode fazer ao outro. Só se sentido livre você pode exercitar sua conscência corretamente.Não é?
    Luz!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Como em tudo, o bom senso deve imperar. Cabe a cada um de nós moderar o acesso e a exposição no facebook bem como em todas as coisas na nossa vida. Nunca deverá ser o marido ou a mulher, companheiro ou companheira a ditar as regras, elas têm que estar incutidas em nós para assim as pudermos passar aos nossos filhos, futuros homens e mulheres, devendo estes aprenderem a reger-se por principios e verticalidade e bom senso em relação a tudo.

    Um abraço Marciano, sempre bom ler seus textos para reflectir.
    oa.s

    ResponderExcluir
  3. Pelo que você relata, me parece que sua amiga ama o amor... Um amor idealizado que ela tenta manter a todo custo e mesmo ao custo da própria cegueira...

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog