segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

PROPOSTA?

Como Cartésius, deveríamos reduzir tudo ao grau zero. Explico-me: pôr em dúvidas cada provérbio, cada ditado popular, e peneirar, apurar, filtrar, examinar. Até ficar apenas com os que engrandecem o Ser e trazem benefícios para a consciência; e assim com todas as piadas, todas, as de loiras, enfim, e examinar uma por
uma, verificar quais trazem e depositam nas mentes esterótipos e preconceitos, e depois cada qual questionar o motivo pelo qual já andou rindo de tais piadas. Assim proceder com a base, que são essas coisas que edificam uma cultura e o espírito de uma época, e depois, só após esse extenuante trabalho , começar a erguer um novo pensamento, uma nova época. Sonho impossível?

Na verdade, essa nova reforma do entendimento não encontra condições, em nível coletivo, de se efetivar, diante do avanço da tecnologia, a televisão, e uma série de impedimentos. Então, a proposta, ou o convite, deve ser no plano individual. Nunca, em época nenhuma, se precisou de tal forma do indivíduo. Nunca se esteve tão solitariamente no centro do mundo, no eixo da multidão. Só o indivíduo poderá resgatar o que se perde a cada dia. Só cada um, em si, poderá se questionar diante do próprio espelho: por que afinal ri de tal piada? Por que perdi meu tempo com conversas infrutíferas? Por que dei tanta atenção para baboseiras? E aí, cada qual poderá erguer para si um novo parâmetro, e reordenar o olhar. Não são necessárias grandes promessas para o ano novo, não são precisas 2012 resoluções, apenas algumas decisões. Rir de piadas que fomentam estereótipos? Tem tanta coisa! Tanta arte no mundo para me fazer rir, e rir pra valer.
Uma nova Ciência do Pensamento parece improvável no universo do coletivo, mas é possível sim que possa ocorrer no plano individual, onde cada um de si saberá o que de fato tem importância, ou então se deixar levar pelas ondas  cotidianas.

Marciano Vasques

3 comentários:

  1. Belo texto, Marciano!
    Resumiu de forma brilhante as mediocridades prioritárias de muitas pessoas que não se esforçam em se interessar por assuntos relevantes, em tentar se destacar de uma forma positiva em uma roda de amigos, deixando um grande legado.
    Grande abraço, sucesso e feliz 2012!

    ResponderExcluir
  2. Estava ouvindo Nave Interior com Zé Ramalho ...não é de fora que a nave vem é de dentro da gente que a nave si... Parece cliclê mas toda mudança tem que começar no plano individual acho!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, meu amigo Evandro! Sua leitura e suas palavras são para mim preciosidades. Um forte abraço,de bom domingo! Marciano Vasques

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog