sexta-feira, 28 de maio de 2010

O SAPO E O LÁPIS



- Não!!!!!!!!!!!!!!!
- Rospo? Que se passa?
- Um lápis, Sapabela!  Um lápis...
- Estou vendo, meu amigo, um lápis na calçada, que alguém perdeu ou jogou fora, mas é apenas um lápis...
- Não !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Não diga isso novamente, não diga isso jamais!
- Não me lembro de ter visto você tão aflito, Rospo. O que está acontecendo?
- Um lápis não pode ser abandonado, não pode ir para o lixo, não pode ser esquecido numa calçada... Um lápis é uma coisa muito preciosa, é mais do que um objeto, é uma história de vida.
- Do que você está falando afinal?
- Um doutor, um juiz, um médico, um cientista, um advogado, um presidente da República, um ministro, um governador...
- Vá direto ao assunto, Rospo.
- Todos eles, cada um deles começou a sua história de vida com um lápis, foi com um lápis que cada um começou as suas mal traçadas linhas, começou as suas garatujas, os seus primeiros desenhos, e as suas letras tortas... Foi com o lápis que eu comecei a escrever...
- Você tem razão, Rospo, jamais deixarei um lápis abandonado. Sempre que encontrar um, eu o recolherei e levarei comigo.
- Amar o lápis é o começo da cidadania, Sapabela.
- Rospo, como é que você consegue sempre ver além?
- Talvez eu tenha amado o lápis desde muito cedo.

MARCIANO VASQUES
HISTÓRIAS DO ROSPO 2010    -    69


2 comentários:

  1. Hola amigos

    Sapabela.¿Aún no te has dado cuenta de la sabiduria de Rospo?

    Verdaderamente un lápiz tiene mucha importancia.

    Todos hemos aprendido a escribir con un lápiz.

    Aún me acuerdo yo de pequeña, cuando empecé a hacer garabatos.

    Aún guardo lápices que eran de mi padre.

    No te enfades conmigo Salabela, os quiero mucho a los dos.

    Sabeis ahora tengo otra amiguita de vuestra especia, es la ranita de Marpin.

    Besos desde Valencia, Montserrat

    ResponderExcluir
  2. Montserrat,
    É grandioso guardar os lápis da infância, e você guarda os de seu pai.
    Que maravilha!
    Sapabela manda um recado. Está muito feliz pelo seu comentário.
    Um abraço de
    Marciano Vasques

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog