sábado, 1 de outubro de 2011

O LÁPIS

Seria bem melhor se o mundo fosse um toquinho, mas não é. Eu até já pensei que deveria ser como o marinheiro Popeye quis, mas não é. E estava eu retornando, nem me lembro bem de onde, mas sei que retornava, para não perder o hábito.
E então eu o vi, abandonado, quase na valeta ao lado dos paralelepípedos. Eu poderia nem ter me importado com você, mas depois, como eu ficaria, não é?
Abaixei-me e o peguei, o pus num bolso e segui em frente. Não poderia mesmo deixá-lo lá, pois continuaria sendo alvo do abandono, tristemente esquecido, e você não merece tal coisa.
Um toquinho de lápis, e azul claro. Quem terá tido a infeliz ideia de jogá-lo fora? Terá sido um menino? Um jovem? Quem terá tido a coragem desse gesto?
Um lápis de cor é tudo de bom, mas um lápis em pleno toquinho, jogado num passeio público diz muito da nossa época, dos nossos dias, e do espírito sem compromisso com as coisas que deveriam ter o estatuto do amor ou de qualquer de suas extensões, como o zelo, o cuidado, a atenção, o apego.
Recolho todos os lápis que encontro nos caminhos. Faço isso de forma espontânea, mas você é especial, É um toquinho de lápis azul claro.
 Pensei em tantos desenhos que ainda daria para você colorir. Deve ser especialista em céu, em mar...
 Quantos sonhos, quantas felicidades terá preenchido com o seu azul?
É, não daria mesmo para deixá-lo assim no abandono.
Olhe, sei de um lugar onde tem sempre algumas folhas brancas. Vamos, venha comigo, meu lápis. Agora você é meu lápis, pequenino. Na minha casa sempre haverá um desenho precisando de azul claro.



MARCIANO VASQUES

3 comentários:

  1. Meu querido amigo, confesso que estou em lágrimas, me emocionei muito lendo tudo isto, até porque eu também adoro lápis e não consigo jogá-los fora,tenho verdadeira paixão por lápis grafite.Você não é só um escritor de alma AZUL, mas tem todas as cores do ARCO-ÍRIS...
    LUZ
    ANA

    ResponderExcluir
  2. Marciano, de facto você me surpreende com a sua sensibilidade, todos os pormenores de sua escrita têm muito de você, da sua alma, do seu coração. É um prazer poder lê-lo.
    um forte abraço
    oa.s

    ResponderExcluir
  3. Marciano, de facto você me surpreende com a sua sensibilidade, todos os pormenores de sua escrita têm muito de você, de sua alma, do seu coração.
    É um prazer poder lê-lo.
    Um abraço
    oa.s

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog