quarta-feira, 19 de outubro de 2011

PESSOAS IMPORTANTES NUM ENTARDECER


Entardecer é uma coisa de tecer, também, viu?
Precisa mergulhar para compreender cada dizer, moço.
Mas que tem arrogância demais tem. Tem um tanto de poesia e graça no mundo, isso tem, mas arrogância também.
Não precisaria dizer isso que vou dizer, mas é tanta desatenção...
A mulher que faz o bolo ao entardecer e  o aroma do bolo vaza pelas frestas da casa e atinge aos que passam na rua, isso, moço, é um sinal, entre tantos, de que naquela casa tem uma pessoa, que é muito importante.
Pensa nisso não? Só quer coisa gigantesca? O avião que foi feito e voa para a gloria de uns meninos que ainda varam quintais e enlaçam poeira e fumaça nas perifeiras do mundo? Toda a informática do mundo? Os edifícios? Ora, moço! Matute bem, que não dói. Pense: Argamassa, alicerce, tudo isso brotou do nada, foi? Tá transbordando de gente importante. Por isso, pare de frescura! E acione o milagre da atenção, que vai se sentir mais leve e bonito. Não seja uma tolice ambulante com a sua descortesia. que tá repleto de gente diplomada que não adianta nada.
A operária caseira que tece uma blusinha para a bonitinha que só quer pular corda, e doces, e brilhar de olhos felizes: que pensa que é essa mulher, rapaz? Quem se ajeita para, com bolos e doces caseiros e ainda de solavanco com histórias e cantigas dos ancestrais, esbaldar esses miudinhos que fazem o colorido dos vilarejos; essa gente!, o que pensa dela?
Se abre o  jornal e acredita que importantes são apenas os deputados, os governantes e os poderosos do mundo, os atletas milionários, está muito enganado, moço! Está tão redondamente enganado que é até perigo de seu próprio engano esganar a sua consciência, pois parece que a memória já  foi aviltada, machucada, não é?

MARCIANO VASQUES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog